Esta seção contém informações importantes sobre o componente AFS Light do AFS para Windows, versão 3.6. O AFS Light fornece acesso ao espaço de arquivos do AFS a partir de um PC executando o Windows 95 ou Windows 98, possibilitando aos usuários gerenciar arquivos e diretórios no AFS. O AFS Light acessa o espaço de arquivos do AFS através de uma máquina AFS Client configurada como um AFS Light Gateway.
O sistema deve atender aos seguintes requisitos de hardware, software e privilégios administrativos para instalar o AFS Light.
Os requisitos de hardware para instalar o AFS Light são:
Os requisitos de software para instalar o AFS Light são:
Nota: | O AFS Light Gateway deve ser ativado em uma máquina Windows NT executando o AFS Client, versão 3.5 ou versão 3.6. O AFS Light acessa o AFS através do AFS Light Gateway. Consulte Acessando o AFS através do AFS Light Gateway para obter maiores informações. |
Nenhum privilégio administrativo é necessário para instalar e configurar o AFS Light.
Esta seção destaca informações gerais importantes sobre o componente AFS Light do AFS para Windows, versão 3.6.
O AFS Light acessa o espaço de arquivos do AFS através de um AFS Light Gateway. Para usar o AFS Light, é preciso ter no mínimo uma máquina no mesmo domínio da máquina do AFS Light executando o AFS Client para Windows, versão 3.5 ou o AFS Client para Windows, versão 3.6.
Para que um usuário do AFS Light possa acessar uma célula, uma entrada para a célula deve existir no banco de dados da célula do AFS Light (arquivo afsdcell.ini) e no banco de dados da célula do AFS Light Gateway (arquivo afsdcell.ini).
O AFS Light deve ser capaz de resolver o nome de serviço da máquina gateway para se comunicar com a máquina gateway. O nome da máquina gateway é o nome do serviço NetBIOS do gateway, no formato mach-afs, onde mach é o nome do computador host até um máximo de 11 caracteres. A resolução de nome pode ser obtida incluindo o nome do serviço NetBIOS do gateway ao arquivo LMHOSTS do cliente ou aos servidores DNS ou WINS adequados. Se a máquina do AFS Light e a máquina de seu AFS Light Gateway residirem na mesma sub-rede, a resolução de nome ocorre automaticamente através de uma difusão NetBIOS.
Uma vez configurada como um AFS Light Gateway, sua máquina AFS Client deve ser capaz de autenticar usuários AFS Light em um contexto Windows. Esta autenticação pode ser obtida através de uma conta do usuário de domínio ou através de contas do usuário de máquina sincronizadas. Uma conta do usuário de domínio é uma conta do usuário em um domínio Windows. Uma conta do usuário de máquina é uma conta do usuário que é válida somente em uma máquina host específica.
Quando o AFS Light Gateway é configurado em um domínio Windows, um usuário do AFS Light deve efetuar o logon ou em uma conta de usuário do domínio no domínio ao qual pertence o gateway ou em uma conta de usuário de máquina com o mesmo nome do usuário e senha que os de uma conta de usuário do domínio no domínio do gateway.
Se as contas do usuário de máquina são empregadas, então estas contas devem ser sincronizadas nas máquinas AFS Light Gateway e AFS Light. Um usuário deve se conectar em uma máquina AFS Light com o mesmo nome do usuário e senha de uma conta do usuário de máquina que esteja definida na máquina AFS Light Gateway.
O uso de contas de usuário de domínio é recomendado para simplificar a administração.
Para executar o AFS Light em uma máquina Windows 95, é preciso instalar a atualização do Windows Sockets 2 se esta ainda não estiver instalada. Esta atualização está disponível para fazer o download no site Web da Microsoft.
Quando instalado em um sistema Windows 98, o AFS Light inclui conjuntos de comandos orientados a administração tais como bos, kas, vos e pts. Execute os comandos destes conjuntos a partir do Prompt de Comandos do Windows. Os conjuntos de comandos não estão disponíveis quando o AFS Light estiver instalado em um sistema Windows 95.
O software do AFS para Windows deve ser instalado em um diretório cujo caminho contenha somente caracteres ANSI, por exemplo o diretório padrão C:\Arquivos de Programas.
O AFS Light para Windows ocasionalmente cria arquivos temporários. Para controlar onde tais arquivos são criados, defina a variável de ambiente (TMP ou TEMP) para o nome do caminho completo do diretório temporário preferencial. Se um diretório temporário não for especificado, quaisquer arquivos temporários serão criados no diretório de trabalho atual do processo que criar os arquivos.
O AFS fornece suporte a idioma nacional para as ferramentas e documentação da interface gráfica com o usuário (GUI) do AFS Light, incluindo suporte a scripts bidirecionais (Hebraico, Árabe, etc.). As cadeias de idioma instaladas são determinadas pelas características locais padrão da máquina, conforme especificadas na caixa de diálogo Propriedades de Configurações Regionais. Se não existirem cadeias de idioma para as características locais atuais, as cadeias de idioma para Inglês serão instaladas por padrão.
Nota: | As características locais padrão do sistema para uma máquina podem ser diferentes das características locais de usuário (especificadas por um usuário) na máquina. No entanto, as cadeias de idioma instaladas com o AFS para Windows são sempre determinadas pelas características locais padrão do sistema. |
Quando uma senha de usuário do AFS é alterada a partir de um sistema Windows, o programa kpwvalid não é usado para verificar a qualidade da nova senha. (Em sistemas UNIX, se existir um programa kpwvalid no mesmo diretório do programa kpasswd, o programa kpwvalid verifica a qualidade de toda nova senha de usuário.)
Esta seção descreve resumidamente as limitações e restrições conhecidas no componente AFS Light do AFS para Windows, versão 3.6.
A versão Chinês Simplificado do Microsoft Windows 98 não suporta criptografia, que é necessária para transmitir senhas AFS do AFS Light para o AFS Light Gateway. Para que usuários do AFS Light obtenham tokens AFS quando usarem a versão Chinês Simplificado do Microsoft Windows 98, a criptografia no AFS deve ser desativada.
Para desativar a criptografia no AFS, inclua a seguinte linha ao arquivo Autoexec.bat do Windows:
set AFS_RPC_ENCRYPT=OFF
Note que desativar a criptografia introduz um risco potencial de segurança porque as senhas AFS são transmitidas ao AFS Client Gateway de forma aberta quando os tokens são obtidos.
Ligações simbólicas a diretórios são tratadas como diretórios, e ligações simbólicas a arquivos aparecem como arquivos em sistemas Windows 98 e Windows 95. Nenhuma delas aparece como ligação simbólica.
Atualmente, não é possível usar a interface do Windows (o Windows Explorer, por exemplo) para excluir ou criar ligações simbólicas no espaço de arquivos do AFS. Se tentar excluir um diretório que é uma ligação simbólica usando a interface do Windows, o conteúdo do diretório será excluído. O próprio diretório não será excluído. Se tentar excluir um arquivo que é uma ligação simbólica usando a interface do Windows, a ligação é removida, em vez do arquivo de destino.
Para criar e excluir ligações simbólicas a arquivos e diretórios do AFS, use o programa symlink.exe que é fornecido com o AFS para Windows, versão 3.6. Execute comandos symlink a partir do Prompt de Comandos do Windows NT.